segunda-feira, 15 de setembro de 2008

II Gincana Cultural e Recreativa do C.E.M.M.F.


Será nos dias 25 e 26 de setembro, na Praça Filemon Bezerra Lemos, em Nossa Senhora da Glória - SE, a segunda edição da Gincana Cultural e Recreativa do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa.

A gincana, cuja organização e coordenação estão sob a responsabilidade do prof. Denival Araújo, já se consolidou como um dos eventos mais abrangentes do colégio, mesmo estando ainda em sua segunda edição. Isso se explica pela grande participação da comunidade gloriense nessa atividade escolar. A I Gincana Cultural e Recreativa, ocorrida em 2003, mobilizou toda a cidade, tornou-se o assunto discutido em todos os ambientes sociais durante semanas.

Neste ano, o propósito é comemorar os 80 anos de Emancipação Política de Nossa Senhora da Glória. Os objetivos do evento, segundo seu organizador, são:

1. Celebrar, de forma educativa e enriquecedora, os 80 anos da cidade de Nossa Senhora da Glória.

2. Promover a integração entre alunos, professores, funcionários e equipe diretiva com a comunidade gloriense, dando significação a relação escola-comunidade.

3. Propiciar ao alunado e à comunidade gloriense uma leitura dinâmica e profunda da história da nossa Cidade.

4. Valorizar o sentimento de amor e de pertencimento à Cidade.

5. Desenvolver nos alunos envolvidos direta e indiretamente na Gincana o espírito de competição como atitude enriquecedora na formação do indivíduo, suscitando o respeito e a tolerância.

6. Desenvolver a imaginação criadora, a motivação, a liderança e as habilidades artísticas dos alunos, quando solicitados diante das situações propostas.


Serão três equipes formadas por todos os alunos do C.E.M.M.F. reunidos segundo suas turmas: A equipe "BOCA DA MATA" é formada pelos alunos do 1º ano; A equipe "GLÓRIA: 1 POVO 1 HISTÓRIA" é formada pelos alunos do 2º ano; e a equipe “SER TÃO GLORIENSE” é formada pelos alunos do 3º. Cada equipe é coordenada por um grupo de professores e a disputa está acirrada, todos querem a vitória.

Entre as tarefas que cada equipe deve cumprir estão as de: montar um museu para exposição em praça pública, retratando a história de Nossa Senhora da Glória, incluindo: xérox de documentos antigos, fotografias, e objetos que remontam a história da região. Os alunos ainda terão de fazer um painel cronológico dos fatos marcantes da história do município, terão de dramatizar uma história ou lenda da cidade, construir uma maquete de alguma localidade - definida pela comissão organizadora, terão de compor letra e música de uma canção em homenagem à cidade, entre outras atividades.

A gincana, certamente, mobilizará a comunidade de novo e promoverá uma grande festa em comemoração aos 80 anos desse município, que já é conhecido regionalmente como Capital do Sertão, haja vista sua significativa expressão no sertão sergipano.



5 comentários:

  1. Com certeza será uma festa maravilhosa.Além de enriquecedora,produzirá nas pessoas a nostálgica sensação de estar revivendo as histórias e a cultura de seu povo.Parabéns aos engajados nesse evento.A educação precisa de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Na realidade, o autor do texto esqueceu de salientar que está é a 3º edição da gincana do CEMMF e não a 2ª, ocorrendo no ano de 2007 com a temática central "meio ambiente:conservação e degradação", atividade está que envolveu boa parte dos municípios que formam o sertão sergipano e tratou de assuntos pertinentes aos problemas ambientais não só de Nossa Senhora da Glória, mas de todos os municípios que formam o centro de excelência do CEMMF.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wagner, apenas para dirimir conflitos de informação, o título II GINCANA RECREATIVA E CULTURAL DO CEMMF é o que aparece no regulamento do evento, motivo pelo qual foi utilizado na matéria. Quanto à Gincana ocorrida em 2007 (excelente evento cuja abrangência, realmente, atingiu todos os municípios que formam o centro de excelência),foi denominada, na época, de I MOSTRA CULTURAL E RECREATIVA DO MEIO AMBIENTE DO CEMMF, por isso mesmo não nos referimos a ela como a segunda edição do evento em questão.

    ResponderExcluir
  4. A propósito, a I MOSTRA CULTURAL E RECREATIVA DO MEIO AMBIENTE DO CEMMF foi um evento magnífico, que merece uma matéria específica só para ele.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Sim Jorge, realmente há essa confusão dos eventos que são realizados no CEMMF,rsrs, ninguém sabe a cronologia ao certo. O que importa é que os eventos estão sendo realizados com competência!! Abração irmão e parabéns pelo BLOG e se cuida que a BOCA DA MATA vem aí, rsrsr!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...