domingo, 16 de setembro de 2012

Semeando letras no sertão


Excetuando-se poucos nomes e obras, relativamente significativos, o município de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, não tem, ainda, o que se poderia chamar de tradição literária. Fato relevante o bastante para motivar a criação de uma instituição cultural nesta localidade, cuja atuação não se desse no sentido de consolidar uma tradição, mas, pelo contrário, de estimular práticas de letramento literário que culminem no desenvolvimento desta.

Essa ideia, que já vinha sendo discutida timidamente por um grupo de amigos – poetas e promotores culturais – com certa expressividade na comunidade gloriense, ganhou novo fôlego com a visita ao município do senhor Evando dos Santos, mais conhecido como “homem-livro”, no início do mês de junho do ano em curso. Em sua profícua conversa com esses agentes culturais, ele relatou suas conquistas, realizações e projetos. Descreveu, sobretudo, as ações de incentivo à leitura e de valorização da cultura, que vem promovendo à frente da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto, que fundou na Vila da Penha (RJ). 

Seu entusiasmo e sua determinação contagiaram a todos. O “homem-livro” ressaltou que a constituição de uma academia de letras em Glória seria um passo relevante para o fomento da cultura literária local. Diferentemente das academias tradicionais, ela atuaria como instituição cultural que pudesse não apenas estimular a leitura, mas, sobretudo, criar uma atmosfera e práticas propícias ao surgimento de novos escritores.

A semente lançada por ele representou o impulso que faltava para o início da ação. O pequeno grupo de literatos, com grande estusiasmo, passou a se reunir regularmente, dessa vez com um propósito definido: agir, para que as mudanças desejadas acontecessem. Foi assim que se iniciaram as discussões sobre a convergência de propósitos desses agentes culturais e sobre a importância que uma instituição de natureza lítero-cultural terá tanto para o desenvolvimento da cultura local, como do sertão sergipano, considerando-se a importância que Nossa Senhora da Glória ocupa no cenário regional.

Como fruto dessa ação, o grupo decidiu fundar a Academia Gloriense de Letras – AGL que terá, inicialmente, uma abrangência local, podendo, em função de seu desenvolvimento, ampliar seu raio de ação para se tornar uma academia de letras do Alto Sertão. Quanto à composição de membros, decidiu-se que a AGL iniciaria suas atividades com oito membros apenas e, progressivamente, admitirá novos acadêmicos em seu quadro, até integralizar quarenta membros efetivos e vinte correspondentes. 

A primeira Diretoria Executiva, que conduzirá suas atividades no biênio 2012/2014, ficou assim definida : 

Presidente – Jorge Henrique Vieira Santos; 
Vice-Presidente – Francisco das Chagas Vasconcelos; 
Secretário Geral – Edson Magalhães Bastos Júnior; 
Secretário Adjunto – Ramon Diego Câmara Rocha; 
Diretor Financeiro – José Ancelmo Aragão; 
Diretora Financeira Adjunta – Maria Verônica Santana Sales; 
Diretor de Comunicação e Intercâmbio – Euvaldo Lima dos Reis e 
Diretora de Projetos e Eventos – Gileide Barbosa de Souza Santos.

Fonte: Assessoria de imprensa da AGL.

3 comentários:

  1. Meu (minha) cara responsável pelo blogue "Dias de escola",
    Quero parabenizá-lo (la) pela excelência do espaço. Desde a proposta de desenvolvimento cultural em sua cidade, até a todas as outras matérias apresentadas aqui. Parabéns. Continue com o blogue, pois ele é de extrema importância.
    Eliane F.C.Lima (Blogues "Poema Vivo", "Literatura em vida 2", "Conto-gotas")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha cara Eliane Lima, é bom saber que nosso blog atinge seus propósitos e é muito importante pra nós recebermos esse "feedback". Seja sempre bem-vinda ao nosso espaço!

      Forte abraço,

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...