domingo, 8 de julho de 2012

Tobias Barreto sempre

Tobias Barreto foi um mulato pobre, que nasceu no sertão sergipano, durante o segundo reinado, ainda durante o regime escravocrata. Apesar da situação social desfavorável e de todo o preconceito tornou-se um dos expoentes da Faculdade de Direto do Recife - então a mais importante do Brasil - e foi um dos nossos maiores filósofos. Aprendeu alemão sozinho e por conta própria chegou à Filosofia Clássica Alemã - foi um verdadeiro mestre na periferia. Seu pensamento arrebatou toda uma geração e juristas. Além disso, sua oposição e crítica ao Positivismo, abalou os acadêmicos brasileiros da época, então influenciados por essa doutrina.

Participam do programa o pensador Paulo Mercadantes, Evando dos Santos, fundador da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto, o jornalista e escritor Luiz Antonio Barreto, o professor e escritor Jorge Carvalho Nascimento, o poeta Antônio Silva e o restaurador e escritor Elias Neto.






O programa De Lá Pra Cá, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar todo domingo às 18h na TV BRASIL. Reprise: sextas-feiras, às 20h30. Para mais edições, acesse: http://tvbrasil.org.br/delapraca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...