quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Escrevendo o Futuro" - Sergipe concorrerá à ouro nas três modalidades

No dia 1º de dezembro de 2008, na Capital Federal, acontecerá a premiação da etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” e o Estado de Sergipe concorrerá a ouro nas três modalidades: Poesia, Memórias e Artigo de Opinião.

Nas etapas regionais encerradas no último dia 19, os alunos e professores de Sergipe que concorreram classificaram-se para a final nas três modalidades, garantindo assim as medalhas de prata. Os premiados foram:

Poesia
Professor Aluno Escola Cidade
Antonia Rosana da Silva Jonatan Vieira Barros Escola Municipal Prof. Laonte da Gama Silva Aracaju
Maria Rita da Conceição Melissa de Santana Escola Municipal 30 de Agosto Itabaiana


Memórias

Professor Aluno

Escola

Cidade
Luciano Acciole Evellyn de Almeida Santos Escola Municipal Vereador João Prado Japaratuba


Artigo de Opinião

Professor Aluno Escola Cidade
Jorge Henrique Vieira Santos

Jean Marcks da Costa Nunes

Escola Estadual Manoel Messias Feitosa

Nossa Senhora da Glória


A Olimpíada é fruto de uma parceria entre o MEC, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) está produzindo uma mudança significativa na forma como estudantes de todo o Brasil vêem a Língua Portuguesa.


A proposta da Olimpíada fundamenta-se na idéia de oferecer aos professores oportunidade de uma formação continuada, uma vez que, durante as oficinas, seguindo um caderno de orientações, podem desenvolver em sala de aula novos métodos de ensino elaborados por especialistas na língua. Como resultado, os professores podem reavaliar seus próprios métodos, aprimorando sua didática, os alunos ampliam sua compreensão da língua e exploram gêneros de textos não-escolares. Além disso, ambos podem se preparar para uma competição de abrangência nacional.


Essa proposta da Olimpíada "Escrevendo o Futuro" foi lançada em fevereiro de 2008. Alunos de todas as escolas públicas brasileiras matriculados na 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e nos dois últimos anos do ensino médio puderam participar. Todo o processo envolveu várias etapas. Cerca de 137 mil textos foram selecionados pelas escolas na primeira etapa. 32 mil textos concorreram à etapa municipal. Desses, aproximadamente 500 textos seguiram para a Etapa Regional. Para a Etapa Nacional seguiram 139 textos: 61 poemas, 49 textos de memórias e 39 artigos de opinião, pois a seleção seguiu princípios de proporcinalidade de textos inscritos. Dos finalistas, 15 serão contemplados com a medalha de ouro, cinco de cada modalidade. Para a realização do projeto, o MEC investiu R$ 8 milhões, o mesmo valor despendido pela Fundação Itaú Social.


Além das medalhas de ouro, os professores e alunos vencedores receberão microcomputadores e impressoras. As escolas também serão premiadas com um laboratório de informática com 10 computadores e livros para a ampliação de suas bibliotecas. Os municípios de origem dos medalhistas de ouro receberão selo concedido pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...