domingo, 30 de novembro de 2008

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - A PRATA JÁ É NOSSA!


Na noite de hoje, domingo, 30 de novembro, no BRASÍLIA ALVORADA HOTEL, na Capital Federal, os professores e alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" receberam a medalha de prata na cerimônia oficial de abertura do evento.


Entre eles estavam o prof. Jorge Henrique e o aluno Jean Marcks, do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, de Nossa Senhora da Glória. Prestigiando também esse momento de "GLÓRIA", estavam a diretora do CEMMF, Sra. Maria Rosivania de Andrade, o avô de Jean Marcks, Sr. João Vieira Costa e a esposa do prof. Jorge Henrique, Sra. Verônica Almeida Santos.


Todos estavam radiantes com o resultado obtido até o momento pelos representantes do CEMMF. Agora é torcer pelo ouro, embora seja evidente que a medalha de prata num evento desse porte e importância tem sabor de ouro para todos aqueles que tiveram o privilégio de recebê-la.


A cerimônia de premiação do ouro acontecerá amanhã, dia 1º de dezembro, às 15h, no salão principal, do Brasília Alvorada Hotel e contará com a presença do excelentíssimo Sr. Presidente da República, Luís Inácio da Silva. Antes disso, contudo, os finalistas da Olimpíada farão um passeio pelos principais pontos turísticos de Brasília e terão um almoço com sua Excelência, o Ministro da Educação, Sr. Fernando Haddad.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Continue lendo >>

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Escrevendo o Futuro" - Sergipe concorrerá à ouro nas três modalidades

No dia 1º de dezembro de 2008, na Capital Federal, acontecerá a premiação da etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” e o Estado de Sergipe concorrerá a ouro nas três modalidades: Poesia, Memórias e Artigo de Opinião.

Nas etapas regionais encerradas no último dia 19, os alunos e professores de Sergipe que concorreram classificaram-se para a final nas três modalidades, garantindo assim as medalhas de prata. Os premiados foram:

Poesia
Professor Aluno Escola Cidade
Antonia Rosana da Silva Jonatan Vieira Barros Escola Municipal Prof. Laonte da Gama Silva Aracaju
Maria Rita da Conceição Melissa de Santana Escola Municipal 30 de Agosto Itabaiana


Memórias

Professor Aluno

Escola

Cidade
Luciano Acciole Evellyn de Almeida Santos Escola Municipal Vereador João Prado Japaratuba


Artigo de Opinião

Professor Aluno Escola Cidade
Jorge Henrique Vieira Santos

Jean Marcks da Costa Nunes

Escola Estadual Manoel Messias Feitosa

Nossa Senhora da Glória


A Olimpíada é fruto de uma parceria entre o MEC, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) está produzindo uma mudança significativa na forma como estudantes de todo o Brasil vêem a Língua Portuguesa.


A proposta da Olimpíada fundamenta-se na idéia de oferecer aos professores oportunidade de uma formação continuada, uma vez que, durante as oficinas, seguindo um caderno de orientações, podem desenvolver em sala de aula novos métodos de ensino elaborados por especialistas na língua. Como resultado, os professores podem reavaliar seus próprios métodos, aprimorando sua didática, os alunos ampliam sua compreensão da língua e exploram gêneros de textos não-escolares. Além disso, ambos podem se preparar para uma competição de abrangência nacional.


Essa proposta da Olimpíada "Escrevendo o Futuro" foi lançada em fevereiro de 2008. Alunos de todas as escolas públicas brasileiras matriculados na 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e nos dois últimos anos do ensino médio puderam participar. Todo o processo envolveu várias etapas. Cerca de 137 mil textos foram selecionados pelas escolas na primeira etapa. 32 mil textos concorreram à etapa municipal. Desses, aproximadamente 500 textos seguiram para a Etapa Regional. Para a Etapa Nacional seguiram 139 textos: 61 poemas, 49 textos de memórias e 39 artigos de opinião, pois a seleção seguiu princípios de proporcinalidade de textos inscritos. Dos finalistas, 15 serão contemplados com a medalha de ouro, cinco de cada modalidade. Para a realização do projeto, o MEC investiu R$ 8 milhões, o mesmo valor despendido pela Fundação Itaú Social.


Além das medalhas de ouro, os professores e alunos vencedores receberão microcomputadores e impressoras. As escolas também serão premiadas com um laboratório de informática com 10 computadores e livros para a ampliação de suas bibliotecas. Os municípios de origem dos medalhistas de ouro receberão selo concedido pelo MEC.

Continue lendo >>

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PONTO DE VISTA: O DESAFIO E O PRAZER DA MUDANÇA


ESCREVENDO O FUTURO - RELATO DE EXPERIÊNCIA


Jorge Henrique Vieira Santos*

A experiência de realizar com meus alunos as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa (Pontos de Vista) – Escrevendo o Futuro além de ter sido um desafio prazeroso, foi uma oportunidade singular em que pude testar, efetivamente, uma nova metodologia para o trabalho de produção textual em sala de aula. Isso me fez refletir sobre a forma com que penso minha própria prática pedagógica, enquanto professor de Língua Portuguesa.

O desafio se configurou quando o material para as oficinas chegou à nossa escola, o Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória - SE, na última semana de aula do mês de junho. Naquele momento fiquei apreensivo, pois teríamos pouco tempo para trabalhá-lo, uma vez que estávamos entrando em recesso e nossas aulas retornariam na segunda quinzena de julho, ou seja, tínhamos cerca de três semanas apenas, até 18 de agosto, para concluir todo o cronograma de atividades.

Mesmo assim, quando li o caderno do professor, fiquei motivado a fazer o possível para aproveitarmos a oportunidade, pois a metodologia da seqüência didática me pareceu muito boa, e imaginei que surtiria efeito. Mesmo que não conseguíssemos realizar as oficinas dentro do prazo, produzindo textos satisfatórios que pudessem concorrer à Olimpíada, valeria a pena testar a metodologia proposta, pois o trabalho com o texto argumentativo nos serviria também de preparação para o vestibular. Decidi, pois, tentar convencer os alunos das turmas do 3º A, 3º D e 3º E, com as quais trabalhei, a virem em horários alternativos para a escola, pois com apenas uma aula por semana não lograríamos êxito. Minha proposta era que viéssemos durante três sextas-feiras, no turno da manhã, e um sábado, durante os dois turnos.

No encontro em que realizamos a primeira oficina, durante uma aula regular, assim que eles tiveram contato com alguns dos artigos de opinião sugeridos e discutimos acerca da Olimpíada, percebi que meu propósito não seria difícil de ser atingido, pois as turmas, em sua grande maioria, manifestaram muita motivação em participar dos trabalhos. Expliquei-lhes que o planejamento das minhas aulas não seria interrompido e que não teríamos prejuízo quanto à preparação para o vestibular, pois trabalharíamos com uma metodologia muito boa que nos ajudaria a produzir textos argumentativos mais consistentes.

A discussão inicial que fizemos sobre os textos das páginas 72 a 81 do manual deixou os alunos entusiasmados. As perguntas norteadoras: “onde o texto foi publicado?”, “quem o escreveu?”, “a quem se dirige?” e “qual sua finalidade?” chamaram-lhes a atenção para o contexto de produção dos artigos, tornando nosso estudo mais significativo e instigante.

Um texto, em particular, despertou-lhes maior interesse: “Doce Içara com sabor amargo”, não só por suas evidentes qualidades, mas, sobretudo, por causa da pouca idade de sua autora. Percebi, no entanto, que a reação de boa parte dos alunos não foi apenas de admiração, mas revelava uma convicção pessoal de “incapacidade” para fazer o mesmo: “Se eu escrevesse metade do que essa menininha escreve, já estava satisfeita”, lembro-me de ter ouvido de uma das alunas do 3º A. Mesmo assim, a idéia que um deles lançou ali contagiou os demais: “se uma menina de onze é capaz de argumentar tão bem, por que nós não podemos ser?”.

Ao final dessa primeira oficina, outros dois alunos dessa mesma turma me disseram que haviam gostado muito da aula, pois entenderam bem os textos que discutimos. Esses alunos, em especial, apresentavam sérios problemas de coerência em seus escritos, mas pude perceber, ao longo das oficinas, um notório avanço, tanto em suas produções quanto em seu empenho no processo da reescrita. Eles foram, sem dúvida, dentre todos, os que apresentaram maior entusiasmo e os melhores resultados durante as oficinas, considerando o ponto de onde partiram nesse processo de aprendizagem.

Acredito que o ânimo deles e dos demais e os resultados positivos obtidos nessa e nas outras oficinas que se seguiram se devem, principalmente, ao fato de termos saído do formato convencional com o qual trabalhávamos até então com os textos.

De uma maneira geral, o trabalho de leitura e produção textual que realizava comumente desconsiderava o contexto de produção do objeto escrito. Normalmente estudávamos o texto como se este tivesse em si mesmo uma razão de ser e não fosse produto de uma interação entre dois sujeitos. Assim, procurávamos descrever-lhe as características formais e os significados resultantes das relações intrínsecas entre suas partes constituintes; Tentávamos desvendar-lhe a idéia central, as idéias secundárias e suas especificidades lingüísticas como: seu nível de linguagem, seus recursos estilísticos e seu vocabulário. Apenas em alguns casos buscávamos investigar outras especificidades, como: as intenções comunicativas do autor, a situação da comunicação, ou o contexto em que o texto fora produzido. Quando assim fazíamos, levantávamos hipóteses acerca do destinatário do texto e de suas implicações na forma como este era elaborado, e acerca do suporte físico de sua veiculação.

Esses estudos, entretanto, que avançam um pouco mais, além dos limites do texto, são recentes em minha prática pedagógica e ainda não refletem, substancialmente, a prática comum da maioria das aulas que ministro. Particularmente, tento fazer um estudo amplo de cada texto que utilizo em sala de aula. Algumas vezes, no entanto, sou engolido pela rotina diária e não logro êxito nessas tentativas. Com as oficinas que realizei, percebi que é possível obter resultados satisfatórios numa seqüência didática, mesmo em intervalos longos de uma aula para outra.

A proposta metodológica das oficinas mostrou-se dinâmica e com a divisão de objetivos e atividades bem organizada e gradual. O processo seqüencial permitiu que os alunos fossem, paulatinamente, se apropriando das especificidades do gênero que estávamos trabalhando e o fossem diferençando de outro gênero muito parecido: a notícia. Além disso, a forma como a discussão era conduzida ao longo das oficinas, seguindo estritamente as orientações contidas no manual do professor, tornava os textos mais “vivos” para eles, pois não estávamos discutindo algo estéreo, mas questões que instigavam sua reflexão e a manifestação de suas opiniões, pois se lançavam à sua realidade, à realidade do lugar onde viviam.

Posso afirmar, e isso pode ser constatado pelas produções dos alunos ao longo das oficinas, que houve uma perceptível melhora nos escritos da maioria deles, principalmente no que diz respeito aos aspectos de coesão, coerência e argumentação. Ademais, o fato de um deles ter sido selecionado como finalista, certamente, demonstra essa afirmação e me dá motivos suficientes para me empenhar na continuidade desse trabalho.

A classificação de nosso Jean Marcks, do 3º D, fez aumentar sua auto-estima e a de todos os outros, pois vislumbraram que são capazes de produzir bons textos argumentativos e que podem melhorar sua habilidade com a escrita a cada dia. Além disso, aprenderam, na prática, que escrever bem pode lhes proporcionar prestígio entre os membros de nossa comunidade.

Essa experiência me possibilitou rever algumas estratégias de motivação para o início do trabalho de leitura e de produção textual. Permitiu rever também a forma como poderei, doravante, definir os objetivos específicos de cada aula e as estratégias que tenho de utilizar para que os alunos possam assimilar, gradualmente, os elementos que definem cada gênero textual.

Houve, portanto, avanços significativos nos dois pólos do processo. Os resultados das oficinas foram satisfatórios e prazerosos para os alunos e para mim e modificaram nossos pontos de vista. Experimentamos o prazer de ler bons textos argumentativos, de discutir assuntos polêmicos de nossa comunidade, de nosso cotidiano, e de escrever de forma crítica sobre eles, lançando nosso olhar sobre a realidade e vislumbrando a possibilidade de modificá-la também, a partir de nosso pensamento e de nossas convicções.

*Jorge Henrique Vieira Santos
Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação
do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa
Nossa Senhora da Glória – SE.
Professor Finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" - 2008

Continue lendo >>

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa


Nos últimos dias, foram encerradas as Oficinas Regionais da Olimpíada Escrevendo o Futuro em todo o Brasil. Nelas foram selecionados os alunos classificados nas categorias Poesia, Opinião e Memórias de todo o Brasil.

Os alunos que participaram das Regionais foram os que se destacaram na escrita dos gêneros textuais do concurso durante as primeiras etapas da Olimpíada: a escolar, a municipal e a estadual. Durante as oficinas, junto com seus professores, realizaram atividades lúdicas e culturais. Também participaram de atividades de leitura e escrita e produziram novos textos. Na Etapa Regional, os textos produzidos pelos alunos foram avaliados por comissões julgadoras regionais, das quais participam representantes de secretarias de educação, universidades e professores de Língua Portuguesa.

Os alunos e professores selecionados concorrerão à premiação final, que acontecerá na capital federal. Veja o nome dos que irão a Brasília.

Pólo Sul - POESIA

Aluno Professor
Escola Cidade
UF
Michel Alan Pisa
Simoni Debarba EMEF Francisco Bertelli José Boiteux SC
Renata Moraes
Sidamar Artifon Nucleo Educ Mun Profº Claudino Locatelli
Ipumirim SC
Marina Savizki Rita Jubanski Do Nascimento
EB Mun Alto Rio Da Anta
Santa Terezinha SC
Vanessa Thomas Becker Neiva Martins De Camargo (Representada Por Vera Lucia Weber Dos Santos) Esc Est Ed Bas Margarida Pardelhas Cruz Alta RS
Gabriel Pinho Dos Santos
Catia Mello Da Silva Silveira
Escola Municipal De Ensino Fundamental Casemiro De Abreu Rio Pardo RS
Brendo Willian Silva Skalski
Lisiane Rodrigues Goulart
EMEF Rui Barbosa
Imbé RS
Rafaela Neneve Cleonice Francisca Da Silva Reolon
Jose Silvério De Oliveira E M Ed Inf E Fund
Cascavel
PR
Leticia Froiz Ribeiro
Leda Márcia Dias Dal Lin
Santa Rita De Cassia E M E Inf Ens Fund Foz do Iguaçu PR
Amanda De Paula De Souza
Lia Sandra Lourenço De Souza Luiza Rosa Zarpellon Pinto E E Profa - E Fund
Irati
PR
Laudiene Farias Dos Santos
Ivone Simione Polli
Nilce T.Zanetti E M Profa Ed Inf E Fund
Campina Grande Do Sul
PR


Pólo Sudeste II - POESIA

Aluno Professor
Escola Cidade
UF
Karoline Martins Ribeiro dos Santos
CLARIMAR GUIDOLINI BARBOSA EMEF CABOCLO BERNARDO LINHARES ES
Bruna Villa Lopes da Silva
GERALDO BASSANI EMEF EBER LOUZADA ZIPPINOTTI
VITORIA ES
Thamires Guedes Vieira LUIZA MARGERETE DA SILVA GONÇALVES
EM PROF TEOFILO MOREIRA DA COSTA
RIO DE JANEIRO RJ
Renata Nunes Pereira SONIA MARIA ANDRADE SOUZA E.M. VISCONDE DE PORTO SEGURO RIO DE JANEIRO RJ
Talita Vieira Campos
STELA MARIA CAMILO
EM MARIA AUXILIADORA G B BONATO ROSARIO DA LIMEIRA MG
Jailma Gabriele Pereira
MARCIANE APARECIDA COSTA SILVA PEREIRA
EM LUDOVINA FRANCISCA PEREIRA
JANAUBA MG
Gabriel Francisco de Lima Neto PAULA RIBEIRO CARVALHO LIMA
EM PROF ILDEFONSO MASCARENHAS DA SILVA
ITUIUTABA
MG
Brenda Garcia de Souza
ELIZIANE GOMES
EE JOSE SEVERIANO FILHO SAO JOAO BATISTA DO GLORIA MG
Luana Caroline da Cruz Pedra
ANDREIA DUTRA DOS SANTOS EM JOSE MARIA ALKMIM
BELO HORIZONTE
MG


Pólo Nordeste I - POESIA

Aluno Professor
Escola Cidade
UF
CARLOS VICTOR DANTAS ARAUJO
MARIA GISELIA BEZERRA GOMES URCESINA MOURA CANTIDIO EEF Alto Santo CE
ANA CRISTINA DE SOUSA SILVA
EULUCY FONTENELE DE AGUIAR EEF HORACIO FONTENELE MAGALHAES
Viçosa do Ceará CE
LUCAS DE ALMEIDA AZEVEDO MARIA MARLENE AMANCIO DO REGO
ALFREDO ALMEIDA MACHADO EEF
Quixeramobim CE
Victor Sabino da Rocha Oliveira ANA BEATRIZ DA COSTA OLIVEIRA EM SIMÕES FILHO Teresina PI
Gleisson Abmael da Silva Lima dos Santos
EYLÂNDIA RODRIGUES DE LIMA
CENT EDUC COMUN DE LAGOINHA Lagoinha do Piauí PI
MATEUS GONÇALVES BORGES
ANA MARIA COSTA NUNES
UI PROF JOANA BATISTA DIAS
CURURUPU MA
Talles José Protózio Sousa ANA LÚCIA SANTOS MARQUES
CE ESTADO DO ACRE
AXIXA
MA
Ana Paula Tavares de Lima
MERCIA FONTOURA
ESC MUL MARIA UMBELINO DE MELO SANTO ANTONIO RN
Ubiranildo Dias da Silva
MARIA ERTIMA DO REGO EM MARIA PEREIRA LEITE

Encanto
RN


Pólo Centro-Oeste - POESIA

Aluno Professor
Escola Cidade
UF
Maria Clara Chagas
MÉRCIA DE PAULO LOURENÇO
COL MILITAR DOM PEDRO II Brasília DF
Thacio Carvalho Pereira
CLEIDIMAR FRANÇA LIMA EM CLOBERTINO NAVES
Jataí GO
Gilberto Corrêia de Souza Junior
MARISLENE ANTÔNIA DE SOUZA GOMES
E.E. de TEMPO INTEGRAL ABDALA DAHER
Piracanjuba GO
Isaias Bonfim do Nascimento
JUÇARA ROCHA DA SILVA E PÓLO MUL. RURAL NOVO PROGRESSO Anastácio MS
Vania Nogueira de Lara
MIRIAN HAMMES
C. EDUC. MUL. CRIANÇA ESPERANÇA I RIO BRILHANTE MS
Manoel Felipe Tavares da Silva
ARLETE DA SILVA OLIVEIRA
E. M. SAO PEDRO
Peixoto de Azevedo MT
Lucas Gustavo Gomes Silva SÔNIA CÂNDIDO E SILVA
EEPSG DINIZ ALVES DE TOLEDO
Novo São Joaquim
MT


Pólo Norte - POESIA

Aluno Professor
Escola Cidade
UF
ARTHUR ANDRADE MELO
ENEODINA MARTINS ALFAIA
EE PROF.GILBERTO MESTRINHO Nhamundá AM
Carolina Lima Lopes
ADRIANA LOSANO ONOFRE ESCOLA BENICIO RODRIGUÊS PENA
Boca do Acre AM
Elaine Coelho Pedrosa
SIBELE VIEIRA DA COSTA
ESCOLA LUIZA BATISTA DE SOUZA
Rio Branco AC
Fernanda Cristina Santos
LUANA NAYRA ARAUJO COSTA BRAZ MAYER EMEF PEDRO EUGÊNIO MARCÍLIO Buritis RO
Geise Dayane de Sousa Silva
EDILMA RODRIGUES MESQUITA ALVES
EM PEDRO LODOVICO TEIXEIRA Paraíso do Tocantins TO
KRICHIAN OLIVEIRA DE SOUZA
JOSENI CAITANO DA SILVA
EMEIEF SIMONE MOURA ROSA
Espigão do Oeste RO
LAIANE DOS SANTOS RAIKA GIULIANE BARRETO DA SILVA ROCHA REIS
EMEF INACIO DE SOUZA MOITA
Marabá
PA
Laura França Uchôa
FRANCISCA NEUMA CHAVES CARDOSO
EM PR PAULO LEIVAS MACALAO Palmas TO
Naíza de Sá Viana
ANGELITA RIBEIRO DA SILVA E M E F DIVINÓPOLIS KM 70

Rurópolis
PA
Tony Andrey Silva de Castro
SUZANA MOUTA RODRIGUES DE LEMOS EE OLAVO BRASIL FILHO

Boa Vista
RR
YAN ROBERTO LIMA SILVA
IZA CRISTINA BATISTA DE SOUZA XERFAN EE SANTA MARIA

Macapá
AP


Pólo Sudeste I - POESIA

Aluno Professor
Escola Cidade
UF
Mariana dos Santos
SANDRA GRASSI RIGHETTI
EMEF SATURNINA ROSA SECHES Cajobi SP
INGRID BEATRIZ VIQUIETINI
VILMA RODRIGUES MANI SENADOR CESAR LACERDA DE VERGUEIRO
Araras SP
Felipe Augusto Furquin
MEIRI REGINA MAIOLE RODRIGUES
EMEFEI PROFA LUCIA MEDINA ESTRELA OLIVERIO
Mirassol SP
ANA CAROLINA ALMEIDA
MARIA GRAZIA DOMINCO KIMIZUKA EMEF CLEOMENES CAMPOS São Paulo SP
Isabela Ferreira de Souza dos Santos
MARGARETE VITAL PRADO FERREIRA
CEU EMEF DOMINGOS RUBINO PROF São Paulo SP


Todos os Pólos - MEMÓRIAS

Aluno Professor Escola CIDADE UF
Caroline Souza de Freitas ANA LIMA CORDEIRO GOMES representada por Maria das Graças Souza de Oliveira ESC SAO JOSE Cruzeiro do Sul AC
Silvânia Morais Cavalcante LILIAN CRISTINA DA SILVA ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓES Junqueiro AL
ANA CAROLINA ARAÚJO LIMA VANIA MARIA DA SILVA ARAÚJO COLÉGIO MILITAR DE MANAUS Manaus AM
TATYANE DA SILVA TEODORO GERCILENE VALE DOS SANTOS ESC EST PROF JOSEFA JUCILEIDE A COLARES Macapá AP
EMANUELA BITENCOURT VARJAO RUBYA PURIFICAÇAO DE REZENDE CARVALHO ESCOLAS REUNIDAS CORONEL JOAO SA Jeremoabo BA
Josane Lima Rodrigues MARIA LUCIA JESUS DE OLIVEIRA DOS SANTOS ESCOLAS REUNIDAS CASTRO ALVES Jiquiriçá
Maria Angélica Bonfim Oliveira ELZA NEVES BATISTA COLG. ESTADUAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Botuporã
ROMANA ALVES DA SILVA AURILEIDE MOREIRA GOMES HERMENEGILDO ROCHA PONTES E. E. F. Mulungu CE
ANTONIO FLÁVIO SOUSA MORAIS ANA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA HUMBERTO RIBEIRO LIMA EEIEF Ubajara
SUZIANNE RAQUEL DO NASCIMENTO GABRIELA MARIA DE OLIVEIRA GONÇALVES CED 05 DE TAGUATINGA Taguatinga DF
ALÉXIA DUARTE TORRES ANGÉLICA ESTEVÃO DA SILVA EEEFM DOMINGOS JOSE MARTINS Marataízes ES
BIANCA SOUZA SOARES ANA AMÉLIA DA SILVA representada por Rozeli Martins Costa CEJA FILOSTRO MACHADO CARNEIRO Caldas Novas GO
Karita Misaeli Souza Felipe PATRICIA NARA DA FONSECA COL EST JALES MACHADO Goianésia
ILZAMARA OLIVEIRA SANTOS MARIA IVANI DA SILVA MENDONÇA EM MACARANDUBA I Coroatá MA
Wellington Pereira Moura FRANCISCA ALVES DE CARVALHO CARNEIRO representada por Arlete Medeiros CE ANTONIO CORREA Esperantinópolis
MARCONE REIS PEDROSO ADNA FIGUEIRÓ DUARTE EE CONEGO FIGUEIRÓ Francisco Badaró MG
Érika Lays Cardoso Fernandes VERÔNICA CRISTINA AZEVEDO RODRIGUES EE TIBURTINO PENA Francisco Sá
Lorrana de Oliveira Peres MARILENE DE FATIMA SILVA EM CARMELITA CARVALHO GARCIA Belo Horizonte
IASMIN CÚGOLA DO ESPÍRITO SANTO VERA LÚCIA MARTINS ROSSI EM CEL JOAQUIM JOSE DE SOUSA Bicas
GUSTAVO FRANÇA MAIA SÔNIA REGINA BAZALIA PEREIRA EE PROFª. NAIR PALÁCIO DE SOUZA Nova Andradina MS
Evandro Rocha de Almeida JANE JOSEFA DA SILVA CAMILO EE. DR. LEOPOLDO A. FILHO Cáceres MT
RENATA GASPAR DA SILVA LUCIANA FERREIRA CARBONATO ROSA EEEF. LUIZ ORIONE Guiratinga
Adriele Chagas Farias EDILEUZA LUZIA DA LUZ VIEIRA E M E I F VER. JOAQUIM VALENTE Alenquer PA
Priscila Amorim Ferreira ADRIANA DE SÁ COSTA EMEF PADRE ANTONINO Campina Grande PB
Ana Rosa pereira Teixeira ANA DE FATIMA VIEIRA DA SILVA EEEFM DESEMBARGADOR ARTUR VIRGINIO DE MOURA Matinhas
Jaciele Fernanda de Carvalho PRISCIANA RENATA GALVÃO DA SILVA ESCOLA MUL SÃO JOSE DA BOA ESPERANÇA Amaraji PE
Malena Alves da Silva JOANA D'ARC GONÇALVES SILVA ESCOLA DOM BOSCO Aliança
Rayane Teixeira da Costa LEILA PEREIRA DE ARAÚJO UNID ESC BENEDITO NEIVA Regeneração PI
Danilo Veras Carvalho ANTÔNIA IVALDA DA SILVA OLIVEIRA UNID ESC PROF NENEM CAVALCANTE Piripiri
Luana Vaccari GIZELI FIORI C.E. GABRIELA MISTRAL Porto Barreiro PR
Sheron Ribeiro SUELI TEREZINHA FERREIRA C.E. SAGRADA FAMILIA Campo Largo
Camila Maria Romanichen MERY TEREZINHA ARRUDA DOS SANTOS C.E. DOM PEDRO I Pitanga
Thaís de Sá Fravoline MARIA DE LOURDES PEREIRA COSTA ALBERONI representada por Eliana D. Machado C.E. ARY PARREIRAS Laje do Muriaé RJ
Marianna de Souza Oliveira Ottoni LUIZ CLÁUDIO MACHADO DE SANTANA representado por Maria da Lage Duarte COL BRIGADEIRO NEWTON BRAGA Rio de Janeiro
Josemária Patricia Cunha da Costa MÁRCIA HELENA FERREIRA EM PROF JOSE DO PATROCINIO Natal RN
Pedrina patrícia de Aquino JOSÉ JILSEMAR DA SILVA ESC EST PE BERNARDINO FERNANDES ENS 1 E Marcelino Vieira
Bruna Queiroz Rosa ANA MARIA FAVETTA QUEIROZ EEEFM PE EZEQUIEL RAMIN Alta Floresta do Oeste RO
Rodrigo Mateus da Silva MARCÉLIA NICÁCIO BRANDÃO ESC EST PROFº CAMILO DIAS Boa Vista RR
Ingrid Lamel LEILA DE FATIMA FERNANDES MELLO ESC EST ENS MEDIO JOSE CLEMENTE PEREIRA Espumoso RS
Fernanda Rodrigues ANELISE BARTH ESC EST DE EDUC BÁSICA VIDAL DE NEGREIROS Estrela
Gian Carlos Poleto ARACI DALSASSO ESC EST ENS MÉDIO DR ROBERTO LOW Nova Ramada
Talita Cristina de Oliveira CLARICE HAUFFE EMEB PIERINA SANTIN PERRET Caçador SC
Cristiane Peinhopf Ortelina Alessi Lino EEB VIDAL RAMOS JUNIOR Concórdia
Evellyn de Almeida Santos LUCIANO ACCIOLE ESC MUL VEREADOR JOAO PRADO Japaratuba SE
AGATHA CARVALHO SILVA MAIZA SANTOS RAMALHO EE PROFA ILIA ZILDA INNOCENTI BLANCO Guarulhos SP
Catarina Celeste Duque JAQUELINE SUZANA MARTIN EMEB ANNA ABREU Itatiba
LUCAS BEZERRA DOS SANTOS CARMEN ANA RARIZ EE PROF FLAVIO XAVIER ARANTES Guarulhos
Gabriela Ricardo Vaz DANIELA FORNEL TELES ANTONIO FRANCISCO D´AVILA EMEF Ipuã
Arthur de Souza Santos TELMA REJANE LEAL YOYO EM BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA Palmas TO


Todos os Pólos - ARTIGO DE OPINIÃO

UF CIDADE Escola Professor Aluno
AC Cruzeiro do Sul ESCOLA FLODOARDO CABRAL MARIA DE FATIMA DO MONTE SOUZA Abraão da Silva Lima
AL Arapiraca E.E.E.B. MANOEL LUCIO DA SILVA MARIA LUCELY SOARES DE MELO ALESSANDRA DOS PRAZERES DA SILVA REIS
AM Borba E.E.CONEGO BENTO JOSÉ DE SOUZA GETULIO ALVES NOGUEIRA Yasmine da Fonseca Buzaglo
AP Macapá E.E. SEBASTIANA LENIR DE ALMEIDA CLAUDIA PATRICIA NUNES ALMEIDA ANTONIA ELIANE GOMES
BA Guaratinga COL. EST. JESUS MOURA JOCÉLIA MOREIRA DA SILVA Wilber Rodrigues dos Santos
Gandu COLÉGIO ESTADUAL ELISEU LEAL ELANE CERQUEIRA LIMA DE ALMEIDA Albertino do Amparo de Jesus
CE Maracanaú LICEU DE MARACANAÚ MARIA DO CARMO FERREIRA MENEZES Rafaella Bôto Ferreira Costa
Fortaleza COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA HILDENIZE ANDRADE LAURINDO Francisco Eugênio de Vasconcelos Filho
DF Guará CED 03 DO GUARA 2 MARLUCIA FEITOSA GOMES LUCAS ALVES ELMIRO
ES Governador Lindenberg EEEFM IRINEU MORELLO EDSON MARIANELLI ROMANHA Lara Romanha Jara
GO Caldazinha ESC EST HORACIA LOBO ANA MARIA PIRES DE MATOS Daniele Ferreira da Silva
MA Lago Verde UI PROFA LEDA TAJRA MARIA ELIZABETH TELINO DE OLIVEIRA JOARLISON LIMA MENESES
MG Alpinópolis EE DONA INDÁ ROSA MARIA MENDES DE LIMA CAROLINA APARECIDA DA SILVA ALVES
Campos Altos EE PE CLEMENTE DE MALETO EDNA LUCIA DE CARVALHO SILVA MARQUES JOÃO PAULO DE OLIVEIRA
Cataguases EE MANUEL INACIO PEIXOTO DARA RAQUEL DE FREITAS FOLLY Felipe de Souza Carvalho
Ferros EE PROF ALCIDES F ASSUNCAO ANA MARIA RIBEIRO Fernanda da Silva Alves
MS Amambaí EE CEL. FELIPE DE BRUM GILVANDA ALVES DA SILVA REIS BRUNA FERNANDA R. MARTINS
MT Cáceres EEPSG ONZE DE MARCO JOSÉ MARIA DE SOUSA Dayanne Marciano Moreno
PA Altamira E E E M POLIVALENTE DE ALTAMIRA VANJA DE FATIMA SOUSA RAFAEL BURIN LOEWENSTEIN
PB Campina Grande EEEFM SEVERINO CABRAL ADRIANA CRISTINA TRAJANO MARINHO Kelly Rayane Soares Cavalcanti
PE Petrolina ESCOLA PAUL HARRIS ÉRIKA JANE RIBEIRO José Ellys Evangelista Silva de Andrade
São José do Egito ESCOLA EDSON SIMOES HELDER BARBOSA PIANCÓ JULYANE GOMES DE OLVEIRA
PI Cristino Castro UNID ESC JOAQUIM PARENTE OLINDA MARIA RODRIGUES ARNALDO Enismarde Barbosa dos Santos
Picos UNID. ESC. MARCOS PARENTE TERESA NEUMA SANTOS DE SOUSA Jéssica Ravena de Sousa Santos
representada por MARIA GILENI DAS CHAGAS ARAÚJO
PR Tamboara DUILIO T. BELTRAO C E DR E FUND MEDIO VANICLEIA DE OLIVEIRA SOUSA REBELO Mariane Cheli de Oliveira
Francisco Beltrão INDUSTRIAL C E E FUND MEDIO JUSSARA PIRES MARCON ADRIANA CRISTINA GLUITZ
RJ Itaocara CIEP 275 ZILETE PEREIRA MONTESINO ELSON DE SOUZA E SILVA JUNIOR
RN Jardim do Seridó CENTRO EDUC. FELINTO ELISIO VERA LÚCIA CUNHA DE LUCENA GIOVANNI DE LUCENA MORAIS
RO Colorado do Oeste EEEFM PAULO DE ASSIS RIBEIRO MOISES JOSÉ ROSA SOUZA SILDINEIA MACHADO DE MORAIS
representada por Laura Regina Pereira de Souza Moro
RR Boa Vista CEFET RORAIMA ARLETE ALVES DE OLIVEIRA FELIPE NAVARRO BALBIINO ALVES
RS Dezesseis de Novembro ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
PADRE JOÃO BAPTISTA RÉUS S.J.
ROSANGELA SIMIONI SAUL RAFAEL RIBEIRO GRIEP
São José do Norte INST EST DE ED SAO JOSE MARIA NOBRE DA SILVA GIBBON Lucas da Silva Gautério
SC Major Vieira EEB LUIZ DAVET SOLEIMA APARECIDA OLIVEIRA Merlim Miriane Malacoski
representada por Henrique Alves de Lima
Sombrio EEEM MACARIO BORBA ELISANDRA DE VARGAS CARDOSO PATRICIA DE MATOS CRISTOVÃO
SE Nossa Senhora da Glória COL. EST. MANOEL MESSIAS FEITOSA JORGE HENRIQUE VIEIRA SANTOS JEAN MARCKS DA COSTA NUNES
SP Caraguatatuba ALCIDES DE CASTRO GALVAO MARIA CÉLIA DESTEFANI ROSSIT ELLEN ZANCAN LOPES
Garça ANTONIO MAGLIANO MONSENHOR ETE MARIZA PASSOS DOS SANTOS anacarolina da silva
Aparecida EE AMERICO ALVES VAGNER MATIAS DA SILVA Israel Inácio Carvalho Júnior
TO Palmeiras do Tocantins C.E. RAIMUNDO NEIVA DE CARVALHO ROSILENE VICENTE DE SOUSA LUDMYLLA MARIA FARIAS MACIEL


*Obs: O resultado da seleção de textos de POESIA do Pólo Nordeste II estará disponível a partir do dia 25/11/2008.

Data: 19/11/2008
Fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&task=view&id=821

Continue lendo >>

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Diário de Viagem do aluno Jean - ESTAMOS NA FINAL!

Na noite de ontem, 19 de novembro, no Teatro Abril, em São Paulo, foram homenageados os Finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro".


Dos 6 milhões de alunos incritos em todo o Brasil, nas três modalidades: poesia, memórias e artigo de opinião, apenas 150 foram selecionados para a final, que acontecerá em Brasília - DF, no dia 1º de dezembro. O aluno Jean Marcks da Costa Nunes, de Monte Alegre de Sergipe, e Evelin Almeida, de Japaratuba, estão entre eles. A aluna Evelin, juntamente com seu professor, Luciano Acciole, foram selecionados na modalidade memórias.

Esses dois alunos são verdadeiros vitoriosos, independente do resultado da Etapa Final, pois de um universo imenso de inscritos, galgaram etapa a etapa, 4 fases da Olimpíada e se encontram agora no seleto grupo de apenas 39 artigos de opinião e 52 de memórias que concorrerão à Etapa Final.






Continue lendo >>

Diário de Viagem do aluno Jean - Oficina de reescrita


Hoje, 19 de novembro, pela manhã, alunos e professores participaram de oficinas de reescrita.

Na ocasião, tiveram a oportunidade de rever o artigo de opinião classificado para etapa semifinal, e fazer os últimos retoques para produzir a versão final. Esta será avaliada pela comissão julgadora ainda hoje para que sejam selecionados os finalistas da Olimpíada.




Aqueles que ficarem classificados para a Etapa Final, que será realizada em Brasília-DF, em dezembro, receberão a medalha de prata na cerimônia de logo mais, às 19:30.

Vamos torcer pelo nosso Jean Marcks!

Continue lendo >>

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Diário de Viagem do aluno Jean - Dia cheio

Hoje o dia foi repleto de compromissos. Oficinas pela manhã. Passeio turístico por São Paulo e visita ao Museu da Língua Portuguesa. Abaixo seguem algumas fotos.



Continue lendo >>

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Diário de Viagem do aluno Jean - Entrega das medalhas

Na noite desta segunda-feira, 17 de novembro, no Salão Comandatuba, no Hotel Transaméria, em São Paulo, aconteceu a entrega de medahas de bronze a alunos e professores vindos de todas as partes do país, que foram selecionados para a Etapa Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". Após a cerimônia, iniciaram-se os trabalhos nas oficinas de leitura e produção de textos.


Ao longo do dia, enquanto aguardávamos ainda a chegada de alguns semifinalistas ao hotel, foram realizadas com os alunos e professores diversas atividades recreativas e culturais.


Na terça-feira, pela manhã, alunos e professores continuarão suas oficinas e, no período da tarde, farão um passeio cultural por São Paulo.

Pedimos desculpas por não constar aqui ainda os depoimentos do aluno Jean, pois este ainda não conseguiu tempo livre para sentar ao computador e escrever. Em breve, teremos seus relatos.

Até a próxima.

Continue lendo >>

domingo, 16 de novembro de 2008

Diário de Viagem do aluno Jean - A CHEGADA

O aluno Jean Marcks já está em São Paulo, hospedado no Hotel Transamérica, juntamente com os outros alunos semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Embora nosso amigo estivesse um pouco ansioso, pois foi seu primeiro vôo, a viagem transcorreu tranqüilamente e a recepção feita pela equipe da CENPEC foi bastante calorosa. Neste momento (21:45, horário local), ele já se encontra descansando, pois na manhã de segunda-feira começam as atividades aqui.


Em nosso próximo diário, Jean nos falará de suas impressões da viagem e de sua primeira aventura, em que, vestindo uma camisa de seu time favorito, o Flamengo, ficou aguardando no aeroporto de Congonhas o time do Palmeiras chegar para tirar fotos (imaginem só, como os jogadores do Palmeiras estavam animados e amistosos, depois da goleada!).


Até a próxima!

Continue lendo >>

sábado, 15 de novembro de 2008

Rumo à Semifinal!

Jean Marks da Costa Nunes, aluno do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória, embarcará no início da tarde desse Domingo, 16 de novembro, às 13:55, para participar nos dias 17, 18 e 19, em São Paulo, da Etapa Semifinal da Olimpíada da Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". Ele foi o único aluno de Sergipe que se classificou na modalidade "Artigo de Opinião" com o artigo Deterioração do Patrimônio: Sim ou Não? Jean Marcks irá acompanhado por seu professor de Língua Portuguesa, Jorge Henrique Vieira Santos, com quem fez as oficinas "Ponto de Vista", de produção de textos. O estudante, natural da cidade de Monte Alegre de Sergipe, está bastante entusiasmado com o resultado que já obteve na Olimpíada.

Esta olimpíada é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Seu popósito é contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

Através de oficinas realizadas pelos professores a partir do material oferecido (Manual pedagógco para a produção de textos), os alunos foram estimulados a produzir textos que refletissem sua própria realidade, pois o tema desse ano foi "O lugar onde vivo".

Em nosso blog, ao longo dessa semana, faremos o Diário de Viagem do aluno Jean, para que todos possam acompanhar, passo a passo, tudo que irá acontecer na vida desse garoto durante a viagem e durante as oficinas.

Continue lendo >>

domingo, 9 de novembro de 2008

O ser humano e os detritos do progresso


Com o rápido avanço do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, materiais como pilhas, baterias de celular e lâmpadas são presença cada vez mais constante nos lixões. Isso é uma péssima solução, pois favorece a poluição por metais e outros produtos tóxicos que podem contaminar os lençóis freáticos.

A sociedade de consumo vem aumentando consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico produzido graças aos inúmeros itens descartáveis que procuram “facilitar” o dia-a-dia das pessoas a exemplo de celular, computador, lâmpadas incandescentes. Uma vez descartados, esses equipamentos eletrônicos acabam deteriorando-se em terrenos baldios, e liberam chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.

Além disso, levando-se em consideração que no Brasil 70% do lixo é jogado a céu aberto, a contaminação não pára de crescer.

Assim, para que se preserve o meio ambiente desses detritos malévolos a qualquer ecossistema, é necessária e urgente uma política pública voltada para equacionar esse problema, que aflige sobretudo as cidades de países em desenvolvimento. Em alguns municípios as prefeituras têm feito a coleta seletiva, o que facilita o tratamento do lixo urbano e sua reciclagem.

João Paulo Santos Silva
(aluno do 3º E - Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, Nossa Senhora da Glória - SE)

Continue lendo >>

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Novo Acordo Ortográfico

A equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa organizou um resumo, em Power Point, das principais mudanças na ortografia da Língua Portuguesa que entrarão em vigor a partir do próximo ano.

Confira:
Novo Acordo Ortografico4
View SlideShare presentation or Upload your own.

Fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&task=view&id=804



Agora, que tal testar seus conhecimentos?


Faça o teste virtual!

Continue lendo >>

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Capitalismo nos contos de fadas

Depois que o capitalismo entrou nos contos de fadas,
Tudo ficou mais difícil,
As princesas tiveram que trabalhar para continuar com suas vidas.
Cinderela virou engraxate,
Rapunzel cabelereira,
Sem falar na pobre branca de neve, que virou diarista.
E assim, hoje elas vivem endividadas para sempre.


(aluno do 3º E, do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa - Nossa Senhora da Glória - SE)

Continue lendo >>
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...